quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESTILHAÇOS:Espectáculo sobre violência doméstica

NOTAS SOBRE UMA ENCENAÇÃO DA DOR

“Estilhaços”, peça que a Cooperativa Bonifrates tem cena no Teatro-Estúdio da Casa Municipal da Cultura de Coimbra, é uma criação colectiva com direcção, encenação e dramaturgia de João Maria André centrada no tema da violência doméstica.

Estilhaços é um espectáculo sobre o que insistentemente invade o campo do visível e se furta ao olhar de quem o quer ver: o acontecimento da violência, em espaço doméstico, familiar, privado, íntimo.
Como nasce um gesto que violenta o outro? Como se desenha, como se constrói, como evolui, como acaba, como renasce? Por uma palavra, por um silêncio, por um objecto, por um olhar, por uma presença, por uma ausência, por um sopro, um ruído, uma respiração? Onde actua esse gesto? Onde se inscreve? No corpo e na pele que o define? Ou mais além do corpo e da própria pele? Na cabeça, no coração?
Neste espectáculo, o teatro fica à porta: porque não há palco, mas apenas bastidores. Bastidores que se desdobram em inúmeras galerias de outros bastidores. Onde tudo se mistura longe dos projectores. Sombras de reflexos. Reflexos de sombras. Por detrás da primeira, da segunda e da terceira parede. Por detrás da quarta parede. Precisamente essa, que parece proteger o público e o deixa, afinal, também desprotegido. Nunca antes o teatro foi, para nós, tão desafiadoramente teatro e tão impossivelmente teatro: dar a ver o invisível na sua invisibilidade. Esse invisível que é a dor da alma. Esse invisível que é a dor do interior do corpo. Esse invisível que é a dor do mundo. João Maria André
Datas dos espectáculos: 18, 19, 25 e 26 de Junho, sempre às 22h00.
A reserva de bilhetes pode ser efectuada através do telefone 239 716 095 e os bilhetes estão à venda no local uma hora antes do espectáculo, com preços entre os 5 e os 7 euros.

Sem comentários: