quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sócrates: igualdade é «batalha nunca terminada»

O primeiro-ministro, José Sócrates, declarou esta terça-feira, que o objectivo da igualdade entre homens e mulheres é «uma batalha nunca terminada» e um «caminho sem fim», no que respeita à compatibilização da vida familiar e profissional e igualdade salarial. José Sócrates participou num almoço com 12 mulheres representativas de diferentes áreas profissionais, numa iniciativa integrada nos cem dias de Governo socialista.
«A questão da igualdade entre homens e mulheres é uma batalha nunca terminada e um caminho sem fim, que temos sempre que aprofundar. Ainda há muito a fazer no que diz respeito à compatibilização entre a vida profissional e familiar», considerou José Sócrates.
«Hoje temos um país que tem mais mulheres a trabalhar em percentagem comparados com os restantes países europeus e que tem mais mulheres no Ensino Superior ou na Ciência», acrescentou.
O primeiro-ministro referiu a importância da existência de creches que possibilitem «às jovens famílias terem os filhos que pretendem e não apenas aqueles que a vida profissional lhes permita», salientando também a necessidade de vigiar as diferenças salariais entre géneros. « O papel da mulher na sociedade portuguesa é hoje um dos nossos elementos de maior modernidade», sustentou.
Na residência oficial do primeiro-ministro, onde decorreu o almoço, marcaram presença as ministras do Trabalho, Helena André, da Educação, Isabel Alçada, da Saúde, Ana Jorge, da Cultura, Gabriela Canavilhas e do Ambiente, Dulce Pássaro, bem como as secretárias de Estado Elza Pais, Dalila Araújo, Fernanda Carmo e Idália Moniz.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/socrates-mulheres-almoco-igualdade-governo-tvi24/1136184-4072.html

Sem comentários: