quinta-feira, 25 de março de 2010

Promoção da igualdade no género propicia desenvolvimento

Luanda - A funcionária sénior do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Marilena Gambôa, afirmou hoje, em Luanda, que a promoção da igualdade do género deve ser contínua, de modo a propiciar um progresso paritário entre homens e mulheres na sociedade.

Marilena Gambôa fez esta afirmação quando proferia o tema” O género e o desenvolvimento”, inserido na 5ª edição do projecto de debates do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), denominado “Jango do desenvolvimento”.

Referiu que a igualdade no género é fundamental porque permite que haja uma interacção entre ambos os sexos, bem como ajuda no impulsionamento a dar em qualquer trabalho a realizar.

Nesta senda, disse, a aplicação da plataforma de Beijing e a implementação dos objectivos do Milénio faz com que se tenha uma base de sustentabilidade para impulsionar o desenvolvimento das sociedades, propiciando sim uma igualdade paritária.

“Uma vez que o analfabetismo ainda é um facto no país, onde as mais afectadas são as mulheres, por serem a maioria parte da população angolana, todo engajamento em prol do desenvolvimento não se pode ser à margem deste pressuposto educativo (parte dos objectivos do milénio”, asseverou.

Marilena Gambôa ressaltou que uma população educada tem muitos instrumentos para poder progredir harmoniosamente.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2010/2/12/Promocao-igualdade-genero-propicia-desenvolvimento,45728c63-1780-4804-96e1-52d66fc03acc.html

Sem comentários: