quinta-feira, 3 de novembro de 2011

E o melhor país para as mulheres é...

... a Islândia, segundo o Relatório Global da Diferença de Géneros para 2011, desenvolvido pelo Fórum Económico Mundial. Analisados 135 países, Portugal fica em 35.º lugar e o Iémen na última posição.

Parece que o melhor país do mundo para uma mulher viver e trabalhar, sendo-lhe oferecidas oportunidades iguais às que são apresentadas a um homem, é a Islândia. Pelo menos, de acordo com o Relatório Global da Diferença de Géneros do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum) lançado este ano.

O relatório classificou 135 países, colocando seis países europeus nos 10 primeiros. A vizinha Espanha surge em décimo segundo lugar, os EUA em décimo sétimo, seguidos pelo Canadá, pela Letónia e por Cuba. Portugal surge em 35.º lugar no ranking geral, o que o coloca na 16ª posição na Europa, sendo ultrapassado pela Irlanda, a Espanha e a Letónia. Todos os 135 países receberam uma pontuação numérica entre 0 (desigualdade total) e 1 (igualdade total).
Veja a galeria de imagens para saber quais os países melhor e pior classificados.
O relatório constrói o ranking, medindo a diferença entre homens e mulheres em quatro áreas principais:
1. Participação económica e oportunidades, avaliando a diferença salarial, bem como a percentagem de mulheres trabalhadoras e mulheres que trabalham em empregos altamente qualificados.
2. Educação, avaliando o nível de escolaridade dos dois sexos e a facilidade de acesso a todos os níveis de ensino.
3. Saúde e sobrevivência, que mede a esperança média de vida e a taxa de mortalidade.

4. Papel na política, analisando o papel das mulheres na vida política do país, medindo a percentagem de mulheres representadas nas estruturas decisórias e no governo.

Portugal, no primeiro indicador, respeitante às oportunidades e à participação económica, ficou em 59.º lugar, atrás da Croácia, da bulgária, do Botsoana, do Cazaquistão. E neste parâmetro a Islândi ficou na 24.º posição, ficando o primeiro lugar para as Bahamas.
Relativamente à educação, Portugal ficou na 55ª posição, ultrapassando a hungria, a Bulgária, a Bélgica e o Brasil. Em primeiro lugar, com igualdade total, ficaram 22 países empatados, entre os quais a Austrália, a Costa Rica, a República Checa, o Lesoto, as Filipinas, o Reino unido e os EUA.
Na saúde e sobrevivênica Portugal ficou mais para trás, em 71.º lugar, abaixo de Cuba, do Suriname e da Turquia. Em primeiro ficaram 38 países com a pontuação perfeita, entre os quais Angola, Argentina, Cambodja, Costa de amrfim, Mauritânia, Mongólia e Sri Lanka. Os países com os piores resultados nesta área foram a China, a Índia e a Albânia.
Quanto ao poder político das mulheres, Portugal desceu um pouco em relação ao relatório anterior por ter menos mulheres representadas no parlamento. Está agora na 34ª posição. Em primeiro surge a Islândia, seguida da Finlândia e da Noruega. Nos últimos lugares surgem o Iémen, Belize, Brunei, Qatar e Arábia Saudita.
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/?t=E-o-melhor-pais-para-as-mulheres-e.rtp&article=495136&visual=3&layout=10&tm=7

Sem comentários: