sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Municípios comemoram eliminação da violência doméstica

Hoje, sexta-feira, Lousada, Penafiel e Paredes assinalam o dia com actividades para apelar à eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.
"Diferença na Igualdade" é a designação das actividades que estão a ser desenvolvidas em Lousada até ao dia 5 de Dezembro. Durante três dias, os técnicos frequentam uma acção de formação sobre Igualdade de Género, que decorre no Espaço AJE.
Hoje, realizam-se actividades nos três concelhos para assinalar o dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a apresentação do Projecto ALPHI (Agência Local para a Igualdade), no Espaço AJE, pelas 16h00. Em Penafiel, acontecem jornadas de reflexão e, em Paredes, fóruns sobre a violência do namoro nas.
No Hospital Padre Américo vai estar exposta uma obra representativa do projecto que engloba particularidades dos três concelhos, como a pedra, a madeira e o tecido. Este monumento, elaborado por um artista de Penafiel, vai estar exposto em diversos locais dos concelhos e nas instituições parceiras do projecto.
Nos dias 28 e 29 decorre, no Espaço AJE, uma acção de formação sobre tráfico de seres humanos e, no dia 30, vai ser assinado o protocolo de parceria do serviço Flor-de-Lis, no âmbito da problemática da Violência doméstica.
"Um Sorriso pela Diferença" é o nome da exposição que vai estar disponível no Espaço AJE, desde o dia 25 de Novembro até 5 de Dezembro composta por trabalhos realizados pelos alunos das escolas do 3.º ciclo alusivos à igualdade de género, deficiência e voluntariado.
De acordo com a vereadora da Acção Social de Lousada, Cristina Moreira, a violência doméstica "assume-se como uma problemática transversal na nossa sociedade cuja resposta adequada, atempada e satisfatória nem sempre é fácil". "Por isso, entendemos que o desenvolvimento de uma resposta colectiva que congregasse experiências e recursos de três concelhos e de um conjunto alargado de parceiros seria mais consistente e permitiria minorar os efeitos deste flagelo nas nossas vítimas e respectivas famílias", disse ainda.

 Fonte: http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=19976&secao=lousada

Sem comentários: