quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bruxelas: Progressos na igualdade de género conduzem ao crescimento económico

A promoção da igualdade entre homens e mulheres é essencial para que a União Europeia (UE) dê resposta à atual crise económica, defende a Comissão Europeia com base num relatório hoje divulgado.
"Os países da UE precisam de fazer entrar mais mulheres no mercado de trabalho se quiserem cumprir o objetivo global da UE que consiste numa taxa de emprego de 75 por cento para todos os adultos até 2020", aponta Bruxelas.
O relatório analisa os progressos efetuados no ano passado para suprir as lacunas que subsistem entre homens e mulheres a nível de emprego, da economia e da sociedade em geral.
No mercado de trabalho, diz o documento, a taxa de emprego das mulheres na Europa é de 62,1 por cento, enquanto a dos homens é de 75,1 por cento, "o que significa que a UE só pode atingir a taxa global de 75 por cento do emprego fixada na estratégia Europa 2020 com um forte empenhamento em relação à igualdade de género".
Em 2011, as disparidades salariais entre homens e mulheres diminuíram ligeiramente em toda a UE, mas em média as mulheres ganham 16,4 por cento menos do que os homens por cada hora de trabalho.
"As disparidades salariais entre homens e mulheres são causadas por múltiplos fatores como a segregação no mercado de trabalho e as diferenças a nível das opções de ensino", diz a Comissão Europeia.
"Só poderemos atingir os nossos objetivos económicos e de emprego através da plena utilização de todos os nossos recursos humanos, tanto no mercado de trabalho no seu conjunto como a nível do topo. Este é um elemento essencial dos nossos planos de recuperação económica", analisa a vice-presidente do executivo comunitário, Viviane Reding, responsável pelas áreas da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania.
Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=568357

Sem comentários: