quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia da Igualdade Salarial comemora-se amanhã pela primeira vez em Portugal

O Dia da Igualdade Salarial comemora-se pela primeira vez em Portugal, este ano a 6 de Março, dia em que as mulheres conseguem o mesmo ordenado de 2012 dos homens, mas o objectivo é celebrar cada vez mais cedo.

“No próximo ano esperamos celebrar a 4 de Março, ou até antes, e quando chegarmos a 31 de Dezembro vamos deixar de comemorar, pois nesse dia homens e mulheres estão a ganhar o mesmo”, explicou à Lusa a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Sandra Ribeiro.

Em Portugal, as mulheres ganham em média menos 18% do que os homens, precisando de trabalhar mais 65 dias para ganharem o mesmo.

“Escolhemos o 6 de Março a pensar nessa diferença, são os 65 dias a mais que a mulher tem de trabalhar num ano para conseguir o mesmo salário que os homens”, explicou Sandra Ribeiro.
Para assinalar o dia, a CITE lança quarta-feira uma campanha informativa nos meios de transporte públicos colectivos, além de vários cartazes nas ruas de Lisboa, Almada e Porto.

“Também vamos sensibilizar os principais agentes do mercado de trabalho, entregando um presente simbólico e alusivo ao dia nacional da igualdade salarial aos presidentes executivos das maiores empresas portuguesas (que integram o principal índice da bolsa de Lisboa), às associações patronais dos principais sectores económicos e aos parceiros sociais.

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=69375

Sem comentários: