quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Governo quer mais igualdade de oportunidades na sociedade, diz Jorge Lacão

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, assegurou hoje que o Governo está empenhado em promover uma "profunda mudança" na sociedade portuguesa no campo da igualdade de oportunidades, com resultados visíveis numa geração.
"É uma aposta para enfrentar os desafios da modernidade. Não temos que continuar agarrados à ideia de que vivemos numa sociedade mais atrasada do que as outras", afirmou Lacão, numa conferência sobre igualdade de oportunidades.

A conferência, organizada pela central sindical UGT, em colaboração com o Hospital S. João, analisou a actual situação da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na área da saúde.

Na sua intervenção, Jorge Lacão frisou que "as coisas só parecem impossíveis até se revelarem possíveis", defendendo que "há razões para acreditar que podemos alterar radicalmente a sociedade portuguesa no espaço de uma geração".

"O governo está muito empenhado em apresentar resultados ao nível da transformação da sociedade, das instituições e dos sistemas para que, numa geração, possamos realizar uma profunda alteração no caminho do progresso", salientou.

Jorge Lacão, que é o responsável pelas políticas de cidadania e igualdade de género, manifestou confiança de que os portugueses possam viver no futuro numa sociedade "com igualdades de oportunidades para todos".

"A sociedade está a melhorar no sentido de possibilitar às mulheres condições plenas para, em igualdade de oportunidade com os homens, poderem realizar as suas carreiras profissionais", defendeu.

Numa longa intervenção, Lacão salientou que esta evolução social "está a criar novos problemas", relacionados com a necessidade das mulheres conciliarem a vida pessoal, profissional e familiar.

"As mulheres sofrem da dupla jornada de trabalho para poderem responder aos desafios da profissão e da vida familiar", frisou.

Nessa perspectiva, referiu algumas medidas do governo, como o aumento dos lugares disponíveis nas creches e jardins de infância, para ajudar as famílias a conciliar o trabalho e a vida familiar.

"Esta é uma grande aposta que temos que fazer para que as famílias possam conciliar as expectativas profissionais com a vida familiar", salientou, acrescentando que o mesmo objectivo está presente na melhoria da rede de cuidados continuados para idosos e pessoas dependentes e na criação de unidades de saúde familiar, com horários mais flexíveis.

Fonte: http://publico.pt/politica/noticia/governo-quer-mais-igualdade-de-oportunidades-na-sociedade-diz-jorge-lacao-1305404

Sem comentários: