segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Colóquio sobre «Igualdade de Género – Saúde e Desenvolvimento Económico» em Faro

O Hospital de Faro organiza no próximo dia 13 de dezembro um colóquio sobre o tema «Igualdade de Género – Saúde e Desenvolvimento Económico». O evento, gratuito e aberto ao público, tem início as 9:00 horas no auditório do Hospital e conta com as intervenções da Directora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Dra. Ofélia Ramos, da Diretora do Serviço de Ginecologia, Dra. Olga Viseu, do Dr. Raúl Coelho, médico no Serviço de Pediatria e responsável pelo Núcleo Hospital de Apoio às Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro e do Dr. António Filhó, Presidente da Direção Nacional da Associação para o Planeamento Familiar.
Esta iniciativa, a primeira de um vasto programa de ações de sensibilização, informação e intervenção, destina-se a todos os colaboradores do Hospital e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da saúde, enquanto agentes multiplicadores de boas práticas, e o público em geral em torno da reflexão sobre conceitos e questões essenciais relativamente à Igualdade de Género, evidenciando a importância da aplicação de um projeto deste âmbito numa unidade de saúde.
Integrado no Plano para Igualdade de Género que o Hospital de Faro está a desenvolver para posterior implementação, este projeto passará pela aplicação de questionários de autodiagnóstico a todos os colaboradores, pela inclusão de ações de formação em Igualdade de Género e Não Discriminação, bem como pela criação de manuais internos sobre o uso de uma linguagem inclusiva na Instituição e de outros materiais de informação de suporte.

De acordo com o grupo de trabalho responsável pela implementação deste projeto, “uma cidadania plena só será alcançada se existir por parte de mulheres e homens a consciência da necessidade de eliminar discriminações baseadas em estereótipos sociais e de género (re)produtoras de mecanismos de exclusão. A promoção da Igualdade de Género e da Cidadania só será eficazmente efetivada mediante a ação sobre públicos estratégicos que permitam multiplicar as ideias de transformação, assentes numa participação cidadã e numa cultura de igualdade”.

Este Plano para a Igualdade foi delineado para o período temporal de 2012-2013 e entrará em vigor no último quadrimestre 2013. Estará sujeito a monitorização e acompanhamento, através da análise dos indicadores associados a cada ação e será objeto de avaliação anual. Posteriormente, com base nos resultados obtidos, e após análise da situação atual em matéria de igualdade e conciliação, serão definidas novas medidas a implementar.
 
fonte:http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=54676

Sem comentários: